festa de noivado

Como realizar uma festa de noivado?

A primeira dúvida das novas noivas é: e a festa de noivado?

Bom, há alguns anos atrás, realizar uma festa de noivado era praticamente obrigatório, porém, hoje em dia, nem sempre os casais querem fazer uma festa de noivado e preferem economizar para o casamento em si, ou para a lua de mel.

Porém, é possível fazer todas essas comemorações economizando, até porque a festa de noivado é bem mais informal e tem um conceito mais descontraído, por isso, não é preciso uma comemoração muito elaborada.

Basta ter uma data para comemorar e fazer boas lembranças. Afinal o casamento é um passo muito importante na vida das pessoas, então, porque não aproveitar o momento?

Neste artigo preparamos algumas dicas valiosas para você que quer aproveitar todos esses momentos, e comemorar ao máximo, sem extrapolar as economias.

Também te ensinaremos tudo que precisa ter em sua festa de noivado, para que seja uma festa perfeita, do jeito que você sonhou.

Como organizar uma Festa de Noivado

1. QUAL O MOMENTO CERTO PARA REALIZAR A FESTA DE NOIVADO?

Geralmente, a festa de noivado ocorre alguns meses depois do pedido de casamento, pois, é o tempo necessário para ser organizada.

Porém, a data é muito relativa e deve ser decidida em conjunto com os familiares mais próximos do casal, para que seja uma data acessível a todos, afinal a festa é mais para eles do que para os noivos em si.

Mas não se preocupe, essa festa é muito mais informal e, por isso, não precisa ser nada grandioso, então, foque em oferecer um momento divertido para a sua família e a do seu noivo, e os amigos mais próximos do casal.

2. QUAL A ROUPA CERTA PARA A OCASIÃO?

Não existe necessidade de padronizar a roupa dos convidados, por exemplo, mas é muito mais interessante quando a roupa dos noivos combinam.

Não precisa ser nada super chique, a escolha da roupa dependerá o tema da sua festa, mas não precisa se preocupar muito com isso.

Além disso, a roupa da noiva não precisa ser branca, então, o casal tem muita liberdade para escolher a cor e a roupa em que se sintam lindos e confortáveis, afinal, a festa de noivado é para ser um momento descontraído e confortável.

3. QUEM CONVIDAR?

A lista para a festa de noivado deve ser pequena, apenas os familiares e amigos mais próximos do casal já é mais que suficiente, pois, nesse momento, as famílias podem interagir e se conhecer, afinal em breve serão “uma só” família.

Esse é o primeiro passo após definir o valor que o casal pretende gastar na festa.

Após a confecção da lista é que deve ser escolhido o local e as comidas que serão servidas. Por isso, faça uma lista pensando no seu orçamento, se você não tiver nenhum impedimento financeiro, nada te impede de fazer uma festa para mais pessoas.

Isso deve ser combinado com seu noivo, se o desejo for uma festa mais íntima, é mais indicado enxugar a lista de convidados. Alguns casais escolhem fazer a festa apenas para os familiares, por exemplo.

4. O QUE SERVIR PARA OS CONVIDADOS?

O cardápio da festa só poderá ser definido após a definição do horário em que o evento acontecerá. Por exemplo, se for a noite, talvez um jantar seja mais indicado, porém, durante o dia, as pessoas geralmente optam por servir um brunch ou chá da tarde.

Combine o cardápio com a estação do ano, isso faz a festa ficar mais elegante, servir petiscos geralmente sai mais barato e agrada bastante. Pesquise e peça dicas a conhecidos que já passaram pela mesma situação.

buffet recepção noivado

5. QUAL O MELHOR FORMATO PARA A MINHA FESTA DE NOIVADO?

Assim como a festa de casamento, a festa de noivado também pode ter um tema próprio. Se o casal já têm uma ideia do tema escolhido na festa de casamento, vocês podem manter a mesma ideia da festa de noivado, e aí se torna algo bem padronizado e com a cara de vocês.

A locação da festa também dependerá muito do tema adotado, se for um jantar mais elegante, escolha um salão mais fechado ou um jardim, se for um tema mais descontraído, você pode optar pela praia ou campo.

O tema do seu noivado definirá a decoração e até mesmo o cardápio que você deve escolher.

Fica muito mais elegante quando tudo fica temático e segue uma mesma linha de raciocínio. Se vocês decidirem fazer um site para o casal, até mesmo o site pode seguir essa temática.

6. PORQUE FAZER UMA FESTA DE NOIVADO É IMPORTANTE?

Eu preciso mesmo fazer a festa de noivado? Ou é uma comemoração desnecessária? Qual a importância disso?

O objetivo principal da festa de noivado é declarar publicamente que você e seu noivo têm um compromisso sério com o casamento, e pretendem levar o relacionamento de vocês à diante.

Além disso, é muito importante para que os pais dos noivos se conheçam melhor e possam interagir entre si e com os próprios noivos e amigos do casal.

Com a festa de noivado, o casal permite que seus pais e familiares participem do pedido de casamento (mesmo que ele já tenha sido feito antes), até porque, hoje em dia o noivo não precisa mais pedir a mão da moça ao pai dela.

Então, no fim das contas, é mais uma festa para as famílias dos noivos do que para os noivos em si. O objetivo é melhorar o entrosamento das famílias que, a partir do casamento serão uma só, teoricamente.

celebração do casal

CONCLUSÃO

A festa de noivado é muito importante e não precisa ser nada muito elaborado para ter significado.

Para os casais que se preocupam com o respeito dos familiares do noivo e com a boa interação entre as famílias e amigos dos dois, é muito importante que a festa de noivado seja realizada.

Nem que seja um simples jantar em um restaurante, vale a pena realizar uma festa de noivado para ficar na memória.