lista de presentes de casamento

Lista de presentes de casamento: como organizar e o que pedir

Quem é que não gosta de ganhar presentes, não é mesmo? Uma das partes mais divertidas da preparação para o casamento é fazer a lista de presentes.

E isso tem ficado ainda mais interessante, pois, é possível que os noivos ganhem não apenas utensílios domésticos e afins, mas também é possível conseguir ajuda na hora de pagar as despesas da lua de mel, por exemplo.

Neste artigo falarei sobre várias curiosidades interessantes sobre a lista de presentes para o seu casamento.

Além de dar dicas sobre como se organizar e criar sua lista de forma eficiente e completa, daremos, também, dicas sobre outras formas de utilização dos “presentes recebidos”.

Então, continue lendo para saber tudo que você precisa sobre como montar sua lista de presentes.

O QUE PEDIR NA SUA LISTA DE PRESENTES?

Existe uma diversidade de produtos que podem ser incluídos na sua lista de presentes, porém, a questão principal é; qual o limite de preço mais aconselhável para uma lista de casamento?

Você pode separar sua lista por categorias, e em uma dessas categorias você pode incluir itens mais caros, caso queira arriscar e ver se alguém está disposto a pagar por aquilo, como é o caso de um fogão ou geladeira, por exemplo.

O ideal é que sejam itens mais básicos, mas úteis, que pessoas que todas as classes possam contribuir.

Sendo assim, você pode separar sua lista de presentes por cômodos, por exemplo, “itens da cozinha: panelas, faqueiro, pratos, copos, etc”, em “itens para decoração: almofadas, tapetes, abajur, etc”, em “itens para o quarto: lençóis, travesseiros, etc”. E assim vai.

Assim fica mais fácil organizar e você não corre o risco de esquecer algo importante.

POR ONDE COMEÇAR A LISTA?

O primeiro passo, e mais importante, é pesquisar várias lojas. Geralmente as listas são feitas diretamente em algumas lojas, onde o convidado vai à loja e solicita a lista.

A partir daí, ele faz a compra e paga por ela, depois, basta ir até a loja e retirar os itens comprados. Por isso, pesquise lojas que você gosta e com preços adequados, faça listas de móveis e outros itens menores.

Você pode optar por permitir que vários convidados financiem um único item, por exemplo; caso alguém queira ajudar na compra da geladeira, mas não pode pagar tudo, dois ou três convidados podem se juntar e pagar pelo valor total.

Isso é muito interessante, pois, assim, você pode conseguir os itens mais caros sem que seja constrangedor, para ninguém, o fato de pagar por algo mais caro ou mais barato.

Outra opção é fazer uma “vaquinha”, onde os convidados depositam diretamente um certo valor específico e depois você e seu amado podem fazer as compras de acordo com sua vontade.

Essa é uma opção muito viável e interessante para quem prefere escolher o estilo dos seus próprios utensílios, por exemplo.

FORMAS DE FAZER UMA LISTA DE PRESENTES DE CASAMENTO

Presencial: A lista presencial é a mais tradicional, é feita na loja física e ainda é muito indicada, pois, existem muitos convidados que, mesmo com a  facilidade que a internet proporciona, não gostam ou preferem dar de presente o produto em si.

Por isso, é importante manter uma lista presencial em uma loja de sua preferência para atender aos dois tipos de convidados.

Online: Muitos casais hoje em dia abrem um site para postar fotos e informações sobre o casamento que se aproxima. Essa pode ser uma excelente opção para aproveitar e fazer uma lista de presentes online.

Aqui entra o que eu falei ali em cima sobre a “vaquinha” online, pois você pode optar por receber o produto físico ou o valor em dinheiro para gastar como preferir.

Essa opção é muito interessante e muitos convidados podem preferir dessa forma, já que é muito mais prático e cômodo, e você não corre o risco de ganhar um presente que não seja o seu estilo.

BENEFÍCIOS DE FAZER UMA “VAQUINHA ONLINE”

Imagine que você e seu futuro marido já moravam em casas próprias e, por isso, já possuem uma grande parte dos utensílios domésticos e variedades diversas para a casa de vocês, e por isso a lista de presentes acaba ficando bem pequena, o que fazer?

Calma, não é só de coisas para casa que se faz uma lista de casamento.

Os benefícios de criar uma vaquinha online, nesse tipo de situação, é que você tem a possibilidade de direcionar a quantia ganha para outro gasto, como por exemplo, algumas despesas da lua de mel ou comprar algo mais caro, que não dá para por na lista de presentes.

Dessa forma, vocês já possuem boa parte dos itens para a casa e, assim, vocês ganham um presente em dinheiro e podem utilizar esse valor da forma que for mais conveniente.

Dinheiro de presente para lua de mel

DICAS IMPORTANTES NA HORA DE MONTAR A LISTA

Tenha bom senso: não exagere, ter o benefício de escolher o que quer ganhar não te dá o direito de exagerar a dose, então, nada de sair colocando tudo na lista.

Pense em produtos bem necessários, de diferentes valores, para que ninguém fique constrangido ou se sinta obrigado a dar um presente caro sem nem mesmo ter condições para isso.

Pesquise muito: Não escolha a primeira loja que você for só por afinidade, claro que isso é importante, mas é mais importante ainda pesquisar bem os preços e a qualidade dos produtos.

Não recuse ajuda: É muito importante pedir ajuda nesse momento, principalmente de pessoas que têm mais experiência nisso do que você.

Não ache que você sabe de tudo, abra a mente e peça ajuda aos seus conhecidos e parentes.

CONCLUSÃO

No fim das contas, é muito divertido montar uma lista de casamento, desde que você tenha bom senso e busque ajuda sempre.

Lembre-se das dicas desse artigo e tome suas decisões juntamente com seu companheiro ou companheira, para que possam fazer o que for melhor para o casal.

Vocês têm várias opções, basta escolher uma, planejar com calma e executar corretamente.