Alianças de casamento personalizadas: Saiba tudo sobre essa nova tendência

Uma das etapas mais importantes no planejamento do casamento é a escolha das alianças, que em alguns casos é até um pouco “negligenciada” pelos noivos, digamos assim.

Como é um símbolo de representação do amor e do casamento, as alianças precisam ser escolhidas com cuidado e a decisão final precisa ser bem pensada.

Levando-se em conta também que elas possuem um alto valor, não dá para comprar qualquer uma e depois se arrepender, gastando mais ainda para comprar novas.

Dessa forma, existem diversas opções a serem analisadas e diversas tendências que entram e saem de moda todos os anos, e que os noivos devem levar em conta na hora da escolha.

Uma tendência que vem “estourando” por aí nesse ramo é a de alianças de casamento personalizadas.

O número de casais que vêm buscando essa alternativa cresce cada vez mais, pois permite que eles tenham uma aliança única e exclusiva com elementos que estejam de acordo com os gostos e as características que os noivos desejam.

Ficou para trás aquele tempo em que os casais compravam alianças já prontas e, no máximo, gravam informações como os nomes dos noivos e a data do casamento.

Com essa nova “era” surgindo para as alianças (e para as cerimônias de casamento de uma forma geral, em que o exclusivo é mais buscado), é possível agora montar as joias de acordo com o que o casal deseja.

Para saber mais sobre as alianças de casamento personalizadas, que estão mudando o conceito desses anéis que simbolizam o matrimônio, acompanhe esse artigo até o final.

Saiba tudo sobre alianças de casamento personalizadas

Um pouco de história

A história das alianças de casamento é confusa, pois em vários locais diferentes do mundo ela surgiu em épocas diversas.

Foi entre os gregos, os romanos e os egípcios que essa tradição, baseada em um costume hinduísta, surgiu e segue até hoje.

O pretendente dava um anel (ou dedal) para a sua pretendida (a noiva), de modo que simbolizasse que ela era uma mulher comprometida.

Após alguns séculos, a religião cristã solidificou o entendimento da aliança como uma forma de simbolizar, entre os noivos, a união, a lealdade e a fidelidade.

Para muitos, ela significa exatamente isso: todo o compromisso, a união, a fidelidade, a lealdade e o amor entre o casal, além de ser uma espécie de simbolismo do acordo matrimonial.

O fato é que desde que as alianças de casamento tornaram-se esse importante símbolo do matrimônio, elas passaram a ter uma importância muito maior para os noivos.

Isso levou ao grande problema da dúvida na hora de escolher um par de alianças ideal para o casamento, que sempre esbarrava em algum detalhe que não agradava a um dos lados.

Pensando nisso, surgiu o conceito de aliança de casamento personalizada, que pode ser produzida para equilibrar e agradar os dois lados (o noivo e a noiva).

Alianças de casamento personalizadas: joias únicas e exclusivas para o casal

Como você viu, a escolha das alianças de casamento costumam esbarrar muito nos gostos dos noivos, que acabam divergindo sobre detalhes e acabamentos.

Assim, surgiu o conceito de fazer alianças personalizadas, de modo que os próprios clientes (no caso, os casais) possam fazer a montagem da joia da maneira desejada.

Através do equilíbrio entre os gostos de cada um dos noivos, é possível chegar a um modelo único e exclusivo que agrade aos dois.

Isso permite que eles passem o resto da vida carregando um símbolo de união que agrega os gostos do casal combinados.

O que pode pesar na hora de comprar alianças de casamento personalizadas é não ser tão fácil assim montar essas joias de acordo com os gostos dos clientes.

Essa dificuldade é decorrente do fato de que não são todas as joalherias que tem um serviço específico e individualizado para a montagem das alianças, por isso é importante escolher bem o local onde ela será feita.

A partir do auxílio de uma pessoa que seja especializada nesse ramo e tenha experiência em montar alianças personalizadas, é possível que o casal ache a harmonia na sua joia exclusiva.

Outro fator importante é lembrar que os modelos personalizados demoram um pouco mais para ficar prontos, por isso é crucial fazer a encomenda das alianças com antecedência, para evitar imprevistos na data de casamento.

Maiores tendências de alianças personalizadas

Apesar de o número de pedidos de alianças de casamento personalizadas ter aumentado, existem algumas tendências dessas joias que são usadas por muitos casais.

O ouro amarelo continua tendo uma grande prevalência em alianças personalizadas, o que demonstra um gosto geral por essa tonalidade.

Além dessa, outras cores que também costumam fazer bastante sucesso nessas joias personalizadas para casamento são o ouro branco, o ouro champanhe e o ouro rose.

Outro fator de tendência é a largura das alianças personalizadas, que passaram de finas (antigamente) para cada vez mais largas, chamando bem a atenção.

Assim, essas alianças passam de simples aros de ouro para um encorpado mais parecido com os anéis, visto que também estão mais pesadas.

O preço das alianças de casamento personalizadas, obviamente, dependerá muito da quantidade (e do tipo) de ouro utilizado, que está diretamente ligado à largura e ao tamanho das joias.

Conclusão

Como você viu, os noivos não precisam mais depender dos modelos de alianças de casamentos produzidos e vendidos pelas joalherias, como antigamente.

Agora, é possível montar uma aliança personalizada de acordo com os gostos do casal, deixando-a individualizada e exclusiva.

Com essa nova tendência, as joalherias estão cada vez mais se especializando, de modo que possam receber essa nova demanda de alianças de casamento feitas ao gosto dos noivos.

Entretanto, ainda não são todas que oferecem esse serviço, por isso é preciso ficar atento para escolher uma joalheria que tenha esse atendimento individualizado.

Por demorar para serem produzidas, é preciso fazer a encomenda das alianças personalizadas com antecedência à data do casamento.

Gostou do artigo de hoje sobre alianças de casamento personalizadas?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.