Aniversário de 15 anos: Festa ou Viagem?

O momento em que uma adolescente faz 15 anos é muito especial, principalmente se levar em conta a origem dessa comemoração, em que era marcada a passagem de “menina para mulher”.

Seja como for, o fato é que comemorar os 15 anos virou algo bastante tradicional e todas as adolescentes sonham com essa hora.

A questão é que existe uma dúvida muito grande sobre a forma de comemorar essa data: fazer uma baita festa de debutante ou comemorar o aniversário de 15 anos com uma viagem?

Como essa é uma escolha ainda muito difícil de fazer pelas debutantes, esse artigo visa ajudar a tornar mais fácil saber qual a melhor opção.

Você verá aqui alguns fatos sobre cada um dos dois tipos de comemoração de um aniversário de 15 anos, acompanhe até o final!

Festa de 15 anos ou viagem: qual escolher?

Festa de 15 anos: a melhor opção?

As festas de 15 anos ou festas de debutantes são comemorações muito tradicionais para festejar essa data tão importante.

Esse costume surgiu há alguns séculos atrás, no continente europeu, quando aquelas famílias nobres (que contavam com muito dinheiro) faziam bailes enormes para a sociedade.

Eles queriam mostrar, como dito no início desse artigo, que a filha estava passando de menina para mulher (além, é claro, de mostrar o poderio financeiro da família).

Com o tempo, a festa de 15 anos foi sendo levada para outros países e continentes, tornando-se muito popular e não mais algo apenas de famílias nobres.

Aqui no Brasil, esse é um costume já tradicional, de pelo menos um século, e que persiste até os dias de hoje com as adolescentes fazendo uma festa para curtir com os amigos e os familiares.

Apesar de já ter perdido um pouco de espaço para as viagens, principalmente por conta dos custos, ainda é bastante comum a realização de festas de 15 anos.

Para a aniversariante (além das amigas próximas, irmãs e mãe), o planejamento e a organização dessa festa é um momento único e bastante divertido.

Quem nunca sonhou em ter um dia de princesa só para si? Então, a festa de debutante é essa oportunidade que toda mulher sempre sonhou (além do casamento, é claro).

Apesar dos custos poderem ser um fator negativo, se tudo for planejado com muita antecedência e obedecendo o orçamento estipulado, é possível organizar uma superfesta com todos os detalhes mais incríveis.

O resultado final, que é a festa em si, é um excelente momento de curtição e diversão entre a aniversariante e os convidados.

Se há um ponto positivo para se levar em consideração é a realização dos pais e mães em verem suas filhas alcançarem a vida adulta com uma passagem tão marcante quanto uma festa de debutante de arrasar.

Ainda pode ser citado, como um ponto benéfico de realizar uma festa de 15 anos, o fato de se ganhar muitos presentes (porque todo mundo ama isso).

Em um momento importante como esse, os presentes são muito melhores do que quaisquer outros que a aniversariante já tenha ganhado (e isso pode ser perdido ao escolher uma viagem, é preciso ressaltar).

Como pontos negativos em comparação a escolher uma viagem para comemorar o aniversário de 15 anos, pode-se citar o alto custo de uma festa de debutante.

Com tanta coisa que pode ser feita, não é difícil que seja perdido o controle sobre o orçamento, causando um gasto maior do que o planejado no início da organização.

Além disso, o estresse de organizar uma festa tão grande também atinge não só a aniversariante, como outras pessoas envolvidas, como os pais, especialmente quando algo não saí como o planejado (e imprevistos acontecem).

Viagem de 15 anos: por que escolher?

A outra opção de uma comemoração de aniversário de 15 anos é uma viagem, algo que vem sendo muito escolhido nos últimos tempos pelas aniversariantes.

Como é possível achar excelentes promoções de passagens aéreas, dá para viajar para diversos locais do mundo de forma barata (procurando e achando os preços certos).

Além disso, é possível fazer essa viagem única com as amigas, tornando esse momento mais inesquecível e a experiência mais incrível ainda.

O que faz muitas adolescentes escolherem a viagem ao invés da festa de debutante é a possibilidade de comemorar por vários dias, visto que uma festa dura apenas um.

Apesar de muitas vezes os pais irem (ou algum responsável, já que a aniversariante ainda é menor de idade), essa viagem permite uma maior independência, além de possibilitar conhecer novas culturas.

Existem alguns dos pontos, entretanto, que fazem a festa de 15 anos valer mais a pena que uma viagem.

O fato do orçamento (caso a viagem envolva mais gente, como os pais e até irmãos) ficar muito limitado, isso torna a experiência mais restrita, já que vai ser preciso “apertar” os gastos.

Além disso, mesmo quando se viaja com alguns amigos ou família (pais e irmãos), muita gente especial fica de fora de uma comemoração nesse momento especial, o que não aconteceria em uma festa de debutante.

Como a viagem pode ser feita em qualquer momento, pode ser que seus pais acabem “empurrando-a” para a frente, o que também não seria possível com a festa de debutante, que ocorreria no dia do seu aniversário.

Conclusão

Como você viu, é possível optar por dois tipos de comemoração ao fazer 15 anos: uma festa de debutante ou uma viagem.

Aqui nesse artigo, foram expostos vários pontos positivos e negativos que cada escolha possui (e acarreta), permitindo assim que seja mais fácil pesar os prós e os contras na hora de escolher a ideal para comemorar seus 15 anos.

Avalie bem todas as possibilidades, pois esse momento único precisa ter uma comemoração à altura, o que para muitas significa uma festa de arromba, enquanto para outras significa conhecer um lugar diferente do mundo.

Gostou do artigo de hoje sobre aniversário de 15 anos: festa ou viagem?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.